[ciência aberta]pesquisa e desenvolvimento

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Sexta Março 13 13:20:40 UTC 2015

Olá Rodrigo,

CUIDADO, talvez você não goste muito do que vou falar.

> Busco pessoas interessadas para ajudar no desenvolvimento do projeto
> abaixo. Meu interesse é em criar um grupo colaborativo para o
> desenvolvimento deste projeto.
>
> Um juiz online gamificado para uso em disciplinas de programação
> introdutória.

Já existe isso: https://www.urionlinejudge.com.br/judge/pt/users/login.

Outras opções são

-   http://br.spoj.com/
-   http://www.spoj.com/
-   http://uva.onlinejudge.org/

> [...]
>
> - ferramenta que automatiza a correção de listas de problemas de
> programação.
>
> - ferramenta que fornece informações aos professores sobre desempenho de
> alunos, permitindo a tomada de decisão.
>
> - traria motivação aos alunos no uso da gamificação.
>
> - criar um banco de dados de interações dos alunos com os problemas
> permitindo pesquisas futuras para entender melhor este contexto. Com uso de
> mineração de dados e estatística.
>
> Esta ideia é fruto de minha pesquisa de mestrado no Instituto de
> Informática/ Universidade Federal de Goiás.

Algo que não ficou claro no seu email é o motivo que você quer desenvolver
mais uma solução uma vez que outras já existem. Uma justificativa aceitável
seria a licença do juiz online pois acredito que nenhum dos que sugeri
são software livre e você gostaria de um sob AGPLv3. Se esse for seu
motivo principal, tem meu apoio para divulgação mas antes de você colocar
mais energia nesse projeto acredito que você precisa procurar uma forma
de tornar o projeto sustentável financeiramente sem depender de fundos
governamentais.

Se quiser podemos conversar por video utilizando uma solução livre.

Raniere