[ciência aberta]Open Science, Open Issues (and broken links)

Andre Appel alappel em gmail.com
Quarta Maio 27 15:16:28 UTC 2015

> Até onde eu sei, você precisa pagar para atribuir um DOI a um trabalho.
> Embora o Zenodo não cobre ainda acho ruim endorsar o uso do DOI.
>
> Pelo que eu li de DOI, é quase um endereço web com a diferença que tem um
> servidor no meio do caminho que faz o redirecionamento para o endereço web
> do trabalho.

​A hegemonia que o DOI (e a CrossRef) vem ganhando ​é um pouco preocupante
também. Consigo lembrar agora de duas alternativas para gerar identificadores
persistentes <http://www.ariadne.ac.uk/issue56/tonkin>, o handle.net e o
PMCID da PubMed, mas ambas com um nível bem menor de adesão ou muito
específico (PubMed).