[ciência aberta]Chamada Liinc: "Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos"

Sarita Albagli sarita.albagli em gmail.com
Quinta Agosto 18 18:34:04 UTC 2016

Olá, David

Escrevemos como editoras da Liinc em Revista, que já está no seu 13o. ano.
Vimos debatendo sobre essa questão que você coloca, desde o início da
revista, quando não colocávamos esse tipo de restrição.  Infelizmente, este
se mostrou um requisito necessário, se quisermos ter a Liinc dentre as
revistas científicas e os indexadores melhor avaliados, condição para
competir por recursos financeiros para manter a revista, cujo acesso não é
cobrado, e sem os quais a revista não poderia sobreviver​

Além disso, verificamos que não temos estrutura para gerir um volume maior
de submissões que uma regra mais flexível induz, que inclui contar com ao
menos dois pareceristas por artigo, etc..  Quando abrimos para alunos de
graduação como primeiros autores, por exemplo, a quantidade de trabalhos
submetidos com pouca substância, muitas vezes resultantes de trabalhos de
disciplinas, foi enorme.  Mas ​repare que ​essa exigência é apenas para o
primeiro autor.  E a sessão de ​R​elatos de ​E​xperiências abre uma
possibilidade ​mais ampla.

Enfim, precisamos na verdade de um sistema inteiro que possibilite a
sobrevivência de formatos mais inovadores, em que as formas de comunicação
e publicação científica, seus sistemas de avaliação e financiamento, são
apenas parte do problema.  Obrigada por levantar essa questão.

Abraço
Sarita Albagli e Maria Lucia Maciel