[ciência aberta]Fwd: [Proftraducao] Fwd: Fórum de Debates - "Direitos Autorais - Registro e vídeo

Jorge Machado machado em usp.br
Terça Maio 3 12:35:43 UTC 2016

Olá pessoas,

Respondendo á mensagem da Sueli. Conheço alguns egressos da USP
(doutorado) que conhecem bem a matéria e tem uma visão bem mais moderna
do assunto em relação dos que participaram dessa primeira rodada do
fórum. Um deles é Guilherme Carboni, autor do livro "Direito Autoral e
Autoria Colaborativa na Economia da Informação em Rede". ele também é
(ou foi) consultor da UNESCO em Assuntos de Direitos Autorais na
Digitalização de Acervos. Outro é o Eduardo Ariente, que fez doutorado
sobre a função social da propriedade intelectual e já deu alguns cursos
no IME/USP sobre licenciamento de softwares. Tem também o pessoal do
InternetLab (http://www.internetlab.org.br/pt/equipe/), a maioria
mestrandos e doutorandos, mas que mandam bem no assunto. Aqui em São
Paulo, tem a professora Mônica Rosine Guise, da FVG, que é mais da área
de patentes, mas que conhece bem o direito autoral. No geral, é um
pessoal mais jovem que tem trabalhado uma abordagem mais moderna no
direito autoral. Desconheço, entre os professores que trabalham com
direito autoral da USP (que é uma área ainda pouco atrativa e com poucas
oportunidades fora aquelas ligadas à industrial cultural), uma abordagem
mais contemporânea no assunto.

O cenário parece árido mesmo e isso pode ser visto pela ausência do
Direito da USP no debate nacional tanto sobre o direito autoral (como o
Fórum de Reforma da LDA) como no ambiente digital de modo geral
(consultas públicas do Marco Civil, PL de Proteção de Dados Pessoais, PL
de Cibercrimes). Já a FGV Rio (CTS) e, em menor grau, FGV/SP acompanham
e influenciam as políticas.

Quais são os objetivos do fórum da USP? Sairão algumas políticas dele?

Abraços,

Jorge