[ciência aberta]Em debate: Creative Commons com restrição ao uso comercial - sim ou não?

Bia Martins bia.martins em gmail.com
Quarta Fevereiro 22 14:01:09 UTC 2017

Oi Rafael,

Você tem razão. Eu me enganei, a P2P Foundation usa a licença CC-BY-SA. Me
equivoquei ao confundir a descrição da licença na wiki da fundação com o
emprego dela. Vou corrigir essa informação no site.

Mas de toda forma, eu mantenho minha argumentação central, que posso
resumir nesse parágrafo aqui:

"Dessa forma, provavelmente perde-se em escala, mas ganha-se no controle da
circulação, garantindo que a produção permaneça sempre como um recurso
comum e aberto. Os que acreditam que se deve liberar sem restrições, também
creem que as forças do mercado se encarregarão de dar a maior amplitude e o
melhor aproveitamento às obras. Prefiro pensar que precisamos de
estratégias para, sim, incentivar a ampla circulação da cultura e do
conhecimento, mas ao mesmo tempo evitar os riscos de sua privatização."

E interessante observar que na wiki da P2P Foundation há também um intenso
debate sobre essa questão da restrição ao uso comercial. Então, de fato, é
um tópico ainda polêmico para as pessoas envolvidas com a produção
colaborativa.

Um abraço,

Bia