[ckan-pt] Ajuda - API CKAN

Aline Da Cruz Rodrigues Souza acrsouza id.uff.br
Segunda-Feira, 22 de Junho de 2015 - 13:17:46 UTC

Olá, Pessoal,

Meu nome é Aline e sou estudante de mestrado na UFF. Estou trabalhando em
um projeto que envolve dados abertos governamentais na área da saúde. Eu
achei o grupo de vocês nas minhas pesquisas. Nosso projeto está inserido no
contexto de Cidades Inteligentes e visa disponibilizar informações sobre
médicos, unidades de saúde, procedimentos e equipamentos médicos para os
cidadãos utilizando tecnologias de web semântica.

Eu encontrei duas bases de dados sobre unidades de saúde que nos seriam
úteis: http://data.rio.rj.gov.br/dataset/estabelecimentos-de-saude e
http://dados.gov.br/dataset/unidades-basicas-de-saude-ubs. Porém estou
encontrando dificuldades para entender o funcionamento da API CKAN que
permite consultas a estas bases. O manual do desenvolvedor é um tanto
superficial e todos os links de exemplos que encontrei estavam quebrados.

A intenção é consultar estas bases de dados através da API e obter
respostas em RDF, formato que a API tem suporte nativo, pelo que li. Mas
até o momento não consegui ter o retorno dos dados nem em JSON.

Se alguém puder me ajudar me explicando em detalhes como utilizar a API ou
indicando um link de algum tutorial, ficarei muito agradecida.

Abraços,

*Aline da Cruz Rodrigues Souza*
Master's candidate in Computer Science
Federal Fluminense University (UFF)