[ckan-pt] Ajuda - API CKAN

Marconi Clementino marconix16 gmail.com
Segunda-Feira, 22 de Junho de 2015 - 16:25:37 UTC

Aline, caso você queira acessar dinamicamente, os sites em questão tem que
ter a API do datastore disponibilizada. No portal de dados abertos de
Recife, você pode acessar desta forma.

Veja um exemplo:
http://dados.recife.pe.gov.br/dataset/unidades-de-saude/resource/3b7ab8e7-efd0-4d7b-b107-337d813e55f9

Nesta url, além do botão "Baixar", você também tem o botão de "API de
dados", a clicar no botão ele dá exemplos de como acessar aquele recurso
através de querys com retorno em JSON(em RDF não é possível).

Segue o exemplo de uma url utilizando select para obter dados em JSON de um
recurso:

http://dados.recife.pe.gov.br/api/action/datastore_search_sql?sql=SELECT *
from "3b7ab8e7-efd0-4d7b-b107-337d813e55f9" WHERE rpa = 1

onde "3b7ab8e7-efd0-4d7b-b107-337d813e55f9" é a tabela/recurso Unidades
Saúde da Família (USF).

Deste modo você também pode fazer joins entre recursos do mesmo site.

Exemplo utilizando duas tabelas(Unidades Saúde da Família (USF) e
Policínicas):

http://dados.recife.pe.gov.br/api/action/datastore_search_sql?sql=SELECT
cnes, unidade from "3b7ab8e7-efd0-4d7b-b107-337d813e55f9"  union SELECT
cnes, unidade from "d9af0982-f694-48e4-8ca0-afb184ce7f05"

Espero ter ajudado.