[Escola de Dados] Dados IPTU São Paulo

Marcelo Träsel marcelo.trasel em gmail.com
Terça Novembro 26 18:56:43 UTC 2013

Acho que pedir o número de isenções por bairro seria um caminho, sim.

No entanto, se as regras são essas, fica claro que tem muita gente isenta
de IPTU sem razão. A não ser que, quando se diz "construído com valor venal
de", eles estejam afirmando que levam em conta apenas o valor do primeiro
registro do imóvel no cartório e não atualizam esse valor venal pela
variação de preço do metro quadrado na região. O que, de qualquer maneira,
seria um escândalo.

Eu conheço ao menos uma pessoa que mora num imóvel com valor bem mais alto
que R$ 90 mil, num bairro nobre, e é isento.

Enfim, acho que seria o caso de investigar como, exatamente, essa lei é
aplicada:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/iptu/index.php?p=2456
​