[Escola de Dados] Curso de R na Escola de Dados

João Batista Oliveira Neto neto.joaobatista em gmail.com
Quinta Outubro 24 11:15:03 UTC 2013

Olá pessoal, bom dia!

Daniela, gostei muito da ideia do curso sobre R e da primeira parte do seu
curso. Não conheço R, mas no que precisar de ajuda, pode contar comigo,
principalmente na área matemática da coisa.

Acredito que a maior dificuldade das pessoas com softwares estatísticos
seja, justamente, a parte matemática. Talvez por muitas pessoas não ter,
digamos, intimidade com cálculos, elas acabam tendo dificuldades no uso
desse tipo de software. Para análise de dados numéricos complexos, eu
costumo utilizar o Octave <http://www.gnu.org/software/octave/>, que é
open-source e também é livre. De fato, Octave é um software GNU. Porém, ao
contrário do R, o Octave é primariamente via terminal (linha de comando).
Talvez valha a pena escrever alguma coisa sobre Octave para análise de
dados, é possível plotar gráficos fantásticos com ele.

Vou dar uma olhada no R e me familiarizar com a ferramenta. Mas se precisar
de qualquer coisa, por favor, não deixe de avisar.

--
João Batista Neto
Desenvolvedor engenheiro de aplicações web