[Gastosabertos-dev] O que focar?

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Terça Março 24 18:49:44 UTC 2015

Vamos lá,

tivemos uma reunião com a equipe da OKI que está responsável
pelo futuro do OpenSpending e decidimos juntar forças no
desenvolvimento,
já explico no que isso consistirá.

O que fizemos até o momento foi decidir e testar um stack para a
produção de uma API a partir dos dados que possuímos (decidimos por
uma RESTful API em Flask), visualizações em Javascript que deverão
ser CMS-independent (páginas estáticas, cms's como drupal, plone)
e seguir as features principais que discutimos como salvar o estado
delas na URL para facilitar o compartilhamento.

Algumas das nossas escolhas tecnológicas ainda precisam ser mais
bem definidas e testadas como framework de testes e documentação
das API's.

Agora nos encontramos num impasse que é a produção de outras
visualizações
que englobem os outros dados do orçamento e isso no momento não está
definido, então no momento isto ficará parado.

De tarefas concretas pra você e o Andres:

  * Implementar o design proposto pela Aimeê para página de receitas.

    Andres eu criei uma tarefa pra você a tempos sobre o breadcrumb na
navegação
    pelo gráfico da receitas e não vi nenhum update até o momento. Uma
coisa
    importante que devemos ter em mente no desenvolvimento é que mesmo
com o
    design ainda não definido, podemos fazer algumas escolhas mínimas em
termos
    de design e funcionalidade. Por exemplo, no caso do breadcrumb que
você
    tinha feito, era possível ter colocado já inline, ou com um
contraste melhor,
    isso pra nós como devs é trivial e facilita até mesmo para os
designers entenderem
    a dinâmica da ferramenta para proporem um outro design.

Acho que a prioridade no momento a curto prazo é esse design, pois da
forma
que está a página fica complicada de ser exibida como o que conseguimos
até o
momento, mesmo tendo tido muito trabalho para chegarmos ao stack que
iremos utilizar
de agora em diante.

Agora pensando mais a longo prazo, qual o futuro do projeto?

  * Desenvolvimento de uma solução genérica para gerar RESTful API a
partir de um ou mais CSVs (talvez isso ande em conjunto com a equipe por
trás do OpenSpending, sendo que a próxima versão do OpenSpending poderá
ser essa ferramenta genérica)

  * Andar em paralelo com ferramentas de visualização mais elaboradas
para os dados de planejamento e execução. A próxima ferramenta a ser
desenvolvida será uma ferramenta comparativa, tanto entre
distritos/subprefeituras, quanto em áreas de atuação orçamentária bem
definidas como Saúde, Educação, Transporte, etc.

E agora o ponto mais importante que levou certo tempo até percebermos
que deveremos focar:

  * Criar histórias sobre os dados que possuímos! Apesar de ferramentas
de visualizações
como as que já discutimos até o momento serem importantes, concluímos
que elas são
secundárias dentro do escopo maior do projeto. O que deveremos focar
agora envolve muito
mais jornalismo de dados do que desenvolvimento tecnológico. A idéia é
conseguirmos pessoas (voluntárias ou contratadas) para produzirem
artigos em cima dos dados que possuímos. Vocês devem estar se
perguntando onde entram os desenvolvedores nesta etapa. Nós iremos
ajudar a realizar visualizações pontuais e limpeza dos dados necessárias
para a exploração dos nossos dados. E para isso não existirá
necessariamente a construção de novas ferramentas. Poderemos fazer uso
de coisas como CartoDB, limpeza e agregação dos dados usando Pandas ou
OpenRefine, códigos para visualização como highcharts, flotr, etc
Para dar um exemplo concreto, pense que alguém irá criar um artigo
falando sobre as ciclovias em São Paulo. Para isso provavelmente seria
interessante:

  * Mapa das rotas que elas foram planejadas.
  * Gráfico de barras por subprefeitura contendo valor e kilometragem
das ciclovias.
  * Calcular quanto do orçamento anual para Transporte foi definido para
as ciclovias.
  * Comparar custo por distância das ciclovias em relação a outras obras
como corredores de ônibus.

E com certeza existem outros tipos de análise que se valeriam muito de
possuir um desenvolvedor por trás para construção rápida de algum
gráfico ou totalização a partir
dos dados que possuímos.

No momento temos o impasse de não ter alguém produzindo ainda tais
histórias e consequentemente vocês não terão demanda ainda para isso. O
Everton está escrevendo uma história de exemplo (cujo tema não me
lembro, era algo de transporte ou educação Everton? ), que será o que
iremos utilizar como modelo para conseguirmos contratar outras pessoas
para produção de mais histórias como ela.

Agora quanto a construção da ferramenta genérica para API REST, isso
rende outro email.

Dúvidas?
Abraço,
Edgar