[Gastosabertos] Organização dos dados geoespaciais

Andres MRM andres em inventati.org
Terça Julho 14 12:04:37 UTC 2015

Oi, gente! Estou colocando os dados geoespaciais no BD, mas surgiram algumas
dúvidas quanto à melhor forma de fazer isso.

Como podem ver na descrição da tabela [0], estou usando um JSONB para colocar
todas as informações sobre uma linha da tabela e uma coluna de POINTs para
representar a posição dos dados que conseguiram ser mapeados para um ponto.
Estou usando GeoAlchemy2 [1] já que todo nosso código usa SQLAlchemy.

Gostaria de usar a própria tabela para saber aquilo que já se tentou mapear e
não conseguimos, e aquilo que são linhas novas que ainda não tentaram ser
mapeadas. As linhas novas têm o campo "point" com valor "None", então é fácil
encontrá-las. Mas como marco aquelas que não conseguiram ser geolocalizadas?
Há uma marca própria para isso no PostGIS? Ou coloco essa informação em outra
coluna?

Como represento a região do ponto? Imagino que não seja bom colocar um POLYGON
por linha, já que se repetiriam muitos polígonos uma vez que muitas linhas
estão na mesma região. Crio outra tabela para as regiões e referencio as
linhas dessa tabela REGIOES em cada linha regionalizada da tabela EXECUCAO?

Acho que tinha outras dúvidas, mas agora não estou lembrando... Quando lembrar
mando outro e-mail. =P

Abs!

[0]: https://github.com/okfn-brasil/gastos_abertos/blob/9e5ce815aa2d0f84ad9e512f0cf58688ed6260e7/gastosabertos/execucao/models.py
[1]: https://geoalchemy-2.readthedocs.org/en/0.2.4/orm_tutorial.html