[Gastosabertos] Organização dos dados geoespaciais

Luiz Armesto luiz.armesto em gmail.com
Terça Julho 14 15:04:17 UTC 2015

As regiões são fixas ou com o tempo serão incluidas regiões novas? São
apenas as regiões oficiais ou terá regiões personalizadas? A relação seria
de uma região para muitos pontos ou de muitas regiões para muitos pontos?

Tem que avaliar e decidir a modelagem. Se a relação entre ponto e região
será armazenada no banco de dados ou será obtida por query espacial. Para
decidir isso melhor seria bom ter uma ideia da quantidade de pontos que
serão armazenados, quantidade de regiões, casos de uso e restrições, para
saber qual opção é melhor.

Se teremos muitos pontos e as regiões são fixas, então armazenar a relação
é uma boa pois é mais barato fazer uma query por relação do que uma query
espacial, principalmente quando temos muitos pontos.

Se não tiver tantos pontos, a query espacial não é tão custosa e armazenar
a relação pode ser desnecessário.

Se as regiões não são fixas, caso seja salva a relação com pontos teremos
que cada vez que uma região for adicionada/editada/removida atualizar as
relações com os pontos. Se for usada query espacial, então não tem problema
ter alterações nas regiões, sempre pegaremos as relações corretas.

> Quoting Luiz Armesto (2015-07-14 11:30:49)
> boa
> armazenado
>
> Ok.

> regiões

> alguma
>
> Erm... Não sei bem. Imagino que em alguns momentos vamos querer mostrar em
> que
> região está uma despesa.
> Por exemplo, quando clicar em um ponto e mostrar todas as informações
> dele, a
> região deve estar lá. Ou então quando quisermos mostrar, em um mapa, o
> [...]

Luiz Armesto