[Gastosabertos] [Estória 1] Início da exploração dos dados da Execução

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Segunda Novembro 16 00:04:02 UTC 2015

Olá Sergio,

comecei a fazer uma breve exploração dos dados de Execução Orçamentária
de 2015, um pouco na linha do que compreendi do seu texto.

http://nbviewer.ipython.org/github/okfn-brasil/gastos_abertos_dados/blob/master/notebooks/Execu%C3%A7%C3%A3o%20por%20Secretaria.ipynb

Estou plotando a série de valores liquidados ao longo do ano de 2015 de
algumas Secretarias (no exemplo do link acima as Secretarias da Educação
e da Cultura). Fazendo essa exploração já notei algumas coisas:

  1. Precisamos criar novos endpoints pra Execução Orçamentária com
valores agregados por Orgão, como fizemos na API dos Contratos e das
Receitas, veja mais em:

  http://demo.gastosabertos.org/

  2. Os valores na planilha do quadro detalhado não possui a informação
por mês, apenas o total liquidado até o último dia que a planilha foi
gerada. Por isso eu baixei todas planilhas de execução em cada mês e
subtrai a diferença de um mês, com o início do ano antes dele. Ainda não
verifiquei se isso bata com o valor total da planilha detalhada.

Mas senti muitos problemas em entender o que tem mente com seu artigo. A
primeira coisa que tenho a pedir é que sempre é bom colocar as
referências exatas de onde pegou os dados. Eu sei que apontou pro site
da Prefeitura e pras suas planilhas, mas é importante apontar exatamente
de onde e como tirou os dados pras planilhas que subiu no Google. Eu
fiquei um tempinho discutindo com o Carlos hoje até termos certeza do
que era o que.

Outra coisa importante seria nos contextualizar de quais perguntas
enviou as Secretarias. Só isso já nos ajudaria a entender mais a
abordagem sua.

E finalmente, gostaria de entender quais perguntas te motivam mais nessa
história. É comparar a execução desse ano com anteriores? É selecionar
alguns casos de orgãos cujo valor ultrapasse o valor estimado, ou fica
muito aquém? Não tenho uma intuição muito boa pra saber se ter 90% da
valor já pago em Outubro é necessariamente um mal sinal. Não sei qual a
frequência de pagamento por mês que é esperado em cada secretaria.

Vendo os pagamentos por mês, notei que muitas vezes em algumas
secretarias parece surgir alguns picos
em alguns meses. Imagino que talvez consigamos cruzar isso com algu
projeto específico, ou um (ou mais) contrato grande da prefeitura. O que
acha? Chegarmos a tentar olhar os meses individuais quando aparecesse um
salto no gasto?

Mas vamos lá, continuemos as conversas, abs.
Edgar