[Gastosabertos] Impostos e Taxas, quem são eles?

Everton Zanella Alvarenga tom em ok.org.br
Sexta Novembro 20 16:07:44 UTC 2015

Valeu, Edgar, por vasculhar esse fundo. Sempre me questionei como o
dinheiro dos diversos fundos que vemos é gasto.

Lembro de há anos ter lido sobre a 3/4 do dinheiro do Fundeb <
http://portal.mec.gov.br/fundeb> não chegar ao seu destino final. Não tive
como checar, era uma nota de jornal apenas (Folha ou Estado).

Sobre onde organizar isso, eu comecei a fazer um glossário de termos que
estou aprendendo na medida em que estudo coisas para o projeto Gastos
Abertos, vejam

https://pt.wikiversity.org/wiki/Gastos_Abertos/Gloss%C3%A1rio

Fazer manualmente será um processo lento. Até melhorei alguns verbetes da
Wikipédia relacionados ao assunto. Numa última aula do Odilon Guedes no
Labhacker, ficou claro para mim que alguns conceitos de economia também são
fundamentais para o glossário. Talvez esse deva ser melhor categorizado.

Vou tentar pedir via LAI todas essas informações usando o CNPJ da OKBr.
Temos que organizar todos nossos pedidos de alguma forma inteligente.
Sugestões?

Já vi muita gente bem intencionada fazendo um monte de pedido, mas não
nossos eSics são pouco inteligentes para divulgar o que foi pedido para não
haver retrabalho (recentemente a CGM liberou todos pedidos). Se usassem um
sistema como o Queremos Saber, facilitaria a vida. Mas para que facilitar a
vida quando podemos usar sistemas arcaicos mantidos por empresas públicas
de TI?*

Como vamos organizar nossos pedidos de informação? O Sergio mesmo já fez
vários, mas se ele sumir, será trabalho inútil. Como não cairmos no erro do
eSic nós mesmos?