[okfn-br] Nome para "Open Knowledge Foundation" em português / Blog

Everton Zanella Alvarenga everton137 em gmail.com
Terça Novembro 15 02:04:51 UTC 2011

Pessoal,

há alguns dias atrás comecei a discussão na lista okfn-help sobre o
uso das palavras "free" e "open" em inglês e questionei se no nome em
português poderíamos usar a palavra livre, vejam:

* "Open Knowledge Foundation" in other languages / Free vs. Open
http://lists.okfn.org/pipermail/okfn-help/2011-November/001669.html

Com todos que conversei sobre o capítulo brasileiro (aliás, um
professor reclamou do termo "capítulo" e sugeriu "seção" - estou
acostumado com capítulo), a preferência pela palavra "livre" a
"aberto" foi unanimidade. Então gostaria de saber suas opiniões qual
nome preferem em português: Fundação Conhecimento Livre; Fundação pelo
Conhecimento Livre? Algo mais?

Conversando hoje na reunião semanal entre os coordenadores, como é
importante também manter a marca OKFn, não se opuseram em usarmos um
nome um pouco diferente, como a palavra livre a invés de aberto, mas é
legal vir seguido de (OKFn Brasil), por exemplo. Alguns também
levantaram a questão do logo, que é composto das letras OKF, o que
ficaria estranho para quem não sabe inglês - para mim é importante
termos um nome em português, principalmente pois poucos no nosso país
sabem essa língua.

Também foi configurado o blog para nossa capítulo em incubação

http://br.okfn.org

Mas ainda não tive tempo de traduzí-lo e espero achar temo essa
semana, que está corrida para mim, pois tenho que ir nos eventos do
Rio de Janeiro na quinta e sexta paradivulgar a OKFn e nossa
iniciativa aqui. [1] Vou começar a blogar em breve, mas se alguém
interessado divulgar algum projeto que envolva conhecimento livre
(dados abertos, jornalismo de dados, recursos educacionais abertos,
ciência aberta etc.), entre em contato - minha idéia do blog é tentar
fazer algo coletivo, como uns amigos físicos fazem nesse blog de
divulgação científica (que contribuí um pouco, inclusive no processo
de criação)

http://arsphysica.wordpress.com/

Abraços,

Tom