[okfn-br] transição do br.ckan.net

Augusto Herrmann augusto.herrmann em gmail.com
Quarta Fevereiro 29 19:01:26 UTC 2012

Olá, Tom!

Acho interessante a ideia do single-sign-on, mas, de certa forma, o
suporte já existe e está funcional, se você considerar que o CKAN
suporta o OpenId como "relying party". Dessa forma, um usuário que
tenha uma identidade openid (por exemplo, o titular de uma conta do
Google) pode se logar com a mesma identidade em várias instâncias do
CKAN.

O que eu acho que poderia ser feito, como preparação do terreno antes
da transição do br.ckan.net, é a implementação no CKAN de campos
multilíngües. Isto é, para cada conjunto de dados, onde houver
informação textual a ser preenchida (ex.: título, descrição, descrição
dos recursos), permitir múltiplos valores, um em cada idioma. Assim,
os conjuntos de dados que estão catalogados no br.ckan.net com uma
descrição em português, poderão ser catalogados no thedatahub.org não
apenas com a descrição original em português, mas também com a sua
tradução para o inglês e outros idiomas. Da mesma forma, esta
funcionalidade permitiria aos usuários do thedatahub.org prover
traduções para outros idiomas dos títulos e descrições dos dados neles
já cadastrados.

Não sei se esta funcionalidade já está panejada para o software do
CKAN, vou perguntar na lista. Na minha opinião, depois que essa
funcionalidade estiver implementada, seria ótimo migrar os conjuntos
de dados catalogados no br.ckan.net para o thedatahub.org.

Abraço,
Augusto Herrmann