[okfn-br] Desafio de Dados Abertos: 1ª Maratona Hacker da Câmara Municipal de São Paulo

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quinta Maio 3 20:30:15 UTC 2012

Oi, Fernando.

Em 3 de maio de 2012 17:13, Fernando Macedo <fgmacedo em gmail.com> escreveu:

> Você sabe dizer quais dados estão abertos?
>
> São os deste link [1], ou teremos novidades?

A idéia é usar essas 48 h iniciais para "hackear" a câmara e tentar
extrair junto, aos funcionários de TI que estarão lá, mais dados em
formato aberto para serem trabalhados. Após as 48 iniciais, os
funcionários da câmara retornarão alguns dos dados atualmente não
abertos num formato mais adequado.

Também pode-se usar essa maratona inicial para tentar entender os
metadados e documentá-los. Por exemplo, todos os discursos dos
vereadores não estão num formato adequado para trabalhar com esses
dados. É um tipo de informações que gostaríamos de ter para poder
trabalhar de forma mais eficaz. Imagine que legal eu conseguir quais
foram as palavras mais comuns por partido político e fazer uma nuvem
de tags com isso?

As possibilidades são inúmeras só com os dados disponíveis e podemos
estimular uma abertura maior.

O Pedro sugeriu os metadados dos projetos de lei estarem disponíveis.
Se conseguirmos isso, ficará muito mais fácil compararmos a eficiência
dos nossos legisladores - não que isso seja suficiente, mas muito do
trabalho manual poderá ser automatizado. :)

Abraço,

Open Knowledge Foundation Brasil