[okfn-br] [thackday] Os métodos de controle e revisão de código podem ser usados em legislação?

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Segunda Maio 7 07:36:40 UTC 2012

Ni!

Olá Ricardo!

Muito bacana a ideia, e me vêm já à mente algumas pessoas que poderiam
ajudar e se interessariam bastante nessa iniciativa de produzir uma
ontologia... o Christiano Ferri, o Ricardo Tranjan, a Julia Neiva etc;
talvez você os conheça, se não os apresento.

Mas, antes de qualquer coisa, acho importante observar que é
extremamente desaconslhável produzir um objeto da natureza de uma
ontologia - cujo papel é quase o de um padrão de interoperabilidade -
sob uma licença que mantém os direitos de comercialização reservados,
como essa utilizada no projeto no Corais (CC-BY-NC).

Eu nem sei como enfatizar o suficiente esse ponto. De todas as situações
onde esse tipo de licença prejudica o benefício social do conhecimento,
uma ontologia é dos exemplos mais incisivos.

Para padrões de interoperabilidade é debatível até mesmo se deveria se
exigir atribuição, ou ser colocados o mais rápido possível em domínio
público para que não arrisque criar entraves irrevogáveis imprevistos ao
exercício de seus fins.

Assim, seria muito melhor usar para essa construção um ambiente com uma
proposta de compartilhamento do conhecimento mais coerente com dados
abertos, software livre e conhecimento livre, por exemplo trocando-se a
licença do projeto no Corais para CC-BY ou CC-0, caso possível, ou
desenvolvendo num dos vários espaços disponíveis sob licença CC-BY, como
a wiki da Thacker <http://wiki.thacker.com.br/> ou da Open Knowledge
Foundation <http://wiki.okfn.org/>.

Infelizmente a lei de direito autoral existe, e é a estupidez que é,
portanto para criar recursos intelectuais públicos - como devem ser
padrões de interoperabilidade, para nem dizer quaisquer recursos
intelectuais - precisamos ter esses cuidados.

Abs,

ale
.~´

PS: Sendo ainda mais cuidadoso, mesmo nas wikis em CC-BY, eu ainda
consideraria aplicar às páginas específicas do projeto um template
imprimindo-lhes a dedicação ao domínio público CC-0
<http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/>, apesar de aí já
admitir que pode ser mais floreio que necessário, até porque a questão
de atribuição meio que - mas não totalmente - entra pelos direitos
morais na legislação brasileira, que são inalienáveis.