[okfn-br] Palavra Aberta?

Arthur Serra Massuda a.serramassuda em gmail.com
Sexta Abril 26 14:35:14 UTC 2013

Heloisa, permita-me interceder sobre sua fala com a minha opinião.

Não ser a favor do controle dos meios de comunicação é absolutamente
coerente com uma intervenção pública ou social sobre essas tecnologias. Ao
verificarmos o resultado que sai das tecnologias de comunicação e
informação de que dispomos socialmente (prensas, antenas e outros
equipamentos e técnicas), percebemos que a parcela mais significativa da
sociedade que detém um controle sobre os meios são seus proprietários.
Porém, como essas tecnologias servem para a promoção do debate público,
elas não deveriam cair somente na lógica do mercado, mas na lógica da
democracia. A argumentação passiva e meramente responsiva do controle
remoto ou do consumidor na banca de jornal, convenhamos, tem mais a ver com
a saúde financeira da empresa de comunicação do que com a qualidade da
democracia que estamos construindo. Se quisermos uma democracia que
respeite as dinâmicas de mudança social (por que queremos a democracia
senão por sua capacidade de respeitar as mudanças na sociedade?),
precisamos que nossos meios de comunicação sejam sensíveis a tais
dinâmicas, algo que o modelo liberal parece incapaz de proporcionar.

Se quisermos uma imprensa que realmente seja um reflexo de nossa
democracia, é preciso repensar como a democracia se relaciona com as
tecnologias de comunicação e informação, pois são elas que vão disseminar
os discursos políticos indispensáveis para a democracia ao longo do
território. Hoje, o controle da seleção desses discursos está nas mãos de
sujeitos que funcionam sobretudo a partir do mercado, o que diz muito sobre
a qualidade da nossa democracia. Condicionar esse controle a algumas
necessidades da democracia (desde os mais clássicos, como a regulamentação
do direito de resposta, até alguns mais ousados, como a diversidade ou
eleição do conselho editorial) significa sim ir contra a livre iniciativa,
pois diminui a influência do proprietário no próprio negócio. Se essas
organizações como Millenium e Palavra Aberta conseguirem conceber que livre
iniciativa, assim como liberdade de expressão, não é um valor absoluto,
tenho certeza que uma aliança seria possível.

Um abraço,

Arthur

Arthur Serra Massuda