[okfn-br] Palavra Aberta?

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Segunda Abril 29 06:04:00 UTC 2013

On 26-04-2013 13:12, Arthur Serra Massuda wrote:
> Eu basicamente argumento que esse jogo foi criado a partir de princípios
> de mercado, não princípios democráticos. Meu mestrado analisa o modelo
> de debate público democrático recomendado pelo sistema interamericano de
> liberdade de expressão: é cópia e cola do liberalismo utilitário,
> fundado na economia política, pensando na harmonia social a partir da
> competição e dos interesses.

Ni!

Perspectiva perigosamente imprecisa, pois um "modelo liberal de
imprensa" na américa latina só existe como falsa teoria. É importante
cuidar para não atacar um espantalho.

O liberalismo é usado como esmalte teórico para justificar uma
implementação intencionalmente e calculadamente falha dele que resulta
no seu oposto prático.

Assim, culpar o liberalismo é contribuir para a ignorância do problema.

Acaba por ocultar a estrutura, dita liberal mas de fato contra-liberal,
de estados instrumentalizados através de uma classe política em
conspiração com oligopólios.

E acaba por obstruir uma série de medidas que seriam importantes para
quebrar esse conchavo, apenas por essas terem aspecto liberal.

No demais, boas as observações sobre democracia e a importância de
analisar o refluxo entre o poder dos meios de comunicação de massa, das
instituições e da mobilização popular.

Ab raço,
do