[okfn-br] Palavra Aberta?

Arthur Serra Massuda a.serramassuda em gmail.com
Segunda Abril 29 11:13:22 UTC 2013

Alexandre, pretendo responder à argumentação de que o liberalismo é mero
saber sem impactos nas práticas sociais em pontos. Mas antes, não quero
culpar o liberalismo de nada. Estou apenas mostrando sua inadequação à
democracia.
1. De fato, oligopólios e monopólios latino-americanos mostram que a
competição perfeita entre órgãos de imprensa é mera proposta liberal, mas
não é mero verniz ideológico. Percebam que as demandas políticas de
democratização das comunicações se focam precisamente na dissolução desses
oligopólios, ou seja, a intenção última da esquerda na comunicação é a
implementação de um modelo liberal, onde múltiplos e diferentes órgãos de
imprensa competem na definição do que seria o interesse público.
2. A presença do modelo liberal no discurso da esquerda obviamente não é
exclusiva, já que é a partir de tal modelo que os controladores dos meios
de comunicação hoje articulam sua defesa. Uma defesa que se utiliza da
confusão básica da liberdade de expressão liberal: se defende o interesse
público a partir de um ponto de vista privado esperando que a competição de
pontos de vista promova um "bem": se no mercado é preço, no debate público
liberal é a definição coletiva do que é esse interesse público. Nesse
argumento, a preservação do caráter privado é a própria defesa da liberdade
de expressão, a preservação do interesse privado é o próprio interesse
público. Desconstruir esse argumento (e faço isso a partir de reflexões de
Foucault sobre as consequências de se organizar uma sociedade em torno da
categoria interesse, que veio da economia política), portanto, não apenas
incide sobre como a esquerda e o conservadorismo pensam liberdade de
expressão, mas também contribui para atacar a ignorância do problema.
3. O problema, na minha perspectiva, é precisamente fundamentar a liberdade
de expressão na economia política.

c.q.d. O liberalismo é um saber com fortes impactos nas práticas sociais
dos sujeitos.

Abraços,

Arthur

Arthur Serra Massuda