[okfn-br] Palavra Aberta?

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Segunda Abril 29 15:14:18 UTC 2013

Ni!

Não querendo transformar essa lista num espaço de discussão da mídia...

Eu não sugeri que "o liberalismo é mero saber sem impactos nas práticas
sociais". Muito pelo contrário, eu disse justamente que ele é amplamente
usado como justificativa política, isso é um grande impacto.

Mas que os problemas que enfrentamos hoje não se originam nos detalhes
do liberalismo, mas em seu abuso equivocado ou falso como justificativa.

Pois ao que o registro indica ele não é mais vulnerável a esse abuso que
as alternativas. Meios de comunicação "falsamente democratizados" põem
um perigo tanto ou maior quanto os "falsamente liberalizados".

E você está claramente culpando o liberalismo, justamente de inadequação
à democracia.

Mas como eu dissera e sustento, há ferramentas definitivamente liberais
que na prática são importantes para solucionar os problemas da mídia.

E enquanto a "dita direita" tem propósito em manipular e promover ismos,
se a "dita esquerda" ainda vê "ismos" como soluções, é um defeito dela e
não de um ismo em particular.

Ismos são modelos que servem para propôr ferramentas. Cada ferramenta
proposta deve ser avaliada à luz das suas consequências e da democracia
e utilizadas em conjunto independente de suas origens ísmicas.

Focar no ismo em si é fazer o jogo dos interesses que querem manter a
sociedade na ignorância, pois derrubado um ismo eles simplesmente se
adequam a outro.

Enfim, só estou dizendo que trabalhos nessa linha precisam reconhecer
esse contexto e serem mais conscientes nas suas afirmações.

.~´