[okfn-br] Palavra Aberta?

Arthur Serra Massuda a.serramassuda em gmail.com
Segunda Abril 29 19:02:48 UTC 2013

Para ter certeza de que estamos falando a partir das mesmas ideias,
reescrevo seu argumento em minhas palavras e depois o comento. Se o
compreendi equivocadamente, por favor me corrija.

O uso instrumental do liberalismo é o que você aponta. E como qualquer
"ismo" pode ser instrumentalizado, do que adiantaria criticar o "ismo"?
Vamos focar nas ferramentas que cada "ismo" oferece.

Se foi isso o que você escreveu, minha resposta é a que segue. Mas, antes,
obrigado por debater comigo. Amanhã é minha qualificação e estou surtando,
precisando falar sobre isso de qualquer maneira.

Alexandre, uma das coisas que aponto é precisamente que não há outro "ismo"
para liberdade de expressão. Ou seja, não há outra referência intelectual
para propor ferramentas de outra natureza senão as da economia política.
Seja por influência marxiana, seja pelo liberalismo, ou seja ainda por
qualquer outro "ismo" que esteja atuando hoje em dia, a galera da
comunicação quer livre concorrência, livre circulação, livre acesso. Uma
linguagem que, não por acaso, pode ser usada para descrever um mercado
ideal para algumas posições. Acho lindo o pessoal do conhecimento livre
substituir concorrência por colaboração, mas ainda a referência intelectual
traz traços de uma mesma origem.

Então não culpo o liberalismo por ser uma referência que ajudou a moldar a
sociedade que estamos construindo. Só estou parando por um momento e
dizendo que a sociedade que estamos construindo não é uma democrática. Se
quisermos uma democracia, precisamos fazer referência a algum outro "ismo",
caso contrário, de onde tiraremos as novas ferramentas? A partir de quais
princípios essas ferramentas funcionarão? Proponho-me a esboçar esses
princípios ao longo dos próximos meses, com referência a um modelo de
democracia que acho adequado. E não me preocupo com a instrumentalização
desse saber. Preocupo-me com a inexistência de outro foco para a liberdade
de expressão senão a discussão do controle dos meios de comunicação e da
relação de perigo entre os meios e o governo. Qual o impacto da liberdade
de expressão e informação na distribuição de saberes na forma de
medicamentos? Se queremos liberdade de expressão mesmo, faz sentido uma
concepção de propriedade intelectual de um bem simbólico, de um
conhecimento? Como uma imprensa que só discute interesse conflitante pode
tratar de temas de reconhecimento identitário, como casamento gay, o
direito de morar no centro da cidade, ou o ambientalismo? (Ela vai apenas
se focar como essas pautas conflituam ou harmonizam com interesses, nenhuma
discussão mais profunda que essa.) Enfim, fiquei insatisfeito com a forma
pela qual o "ismo" em questão ignora vários aspectos da dinâmica
democrática e resolvi pensar liberdade de expressão a partir de outro
"ismo", que permite fazer perguntas diferentes e dá soluções distintas. Ah,
isso vai ser instrumentalizado. Então não devo fazer as perguntas
diferentes? Dar de ombros, confiar na corrupção da realidade e ficar
indignado com o mau uso das ferramentas disponíveis? Prefiro investigar
novas ferramentas, a partir das lições que os "ismos" até agora nos deram.
O liberalismo é muito bom para defender coisas: liberdade de expressão,
democracia. A maioria das recomendações se refere a como evitar ataques
(controlar o governo, controlar monopólios, controlar interesses
particulares). Penso a partir de outra perspectiva: como promover, não
defender, a liberdade de expressão, a democracia. Pensar instâncias de
colaboração, não ameaça, entre imprensa e governo. Pensar maneiras
possíveis de jornalismo. Deixar uma referência para alguém não começar do
zero, ver que não funciona e melhorar a ideia.

Abraços,

Arthur Serra Massuda