[okfn-br] Lei de Acesso -- e Uso e Repasse tambem? -- aa Informacao

Felipe G. Nievinski fgnievinski em gmail.com
Segunda Agosto 26 22:12:02 UTC 2013

2013/8/5 Christian Moryah <christianmoryah em gmail.com>

> Poisé Felipe, eu concordo com você nesse ponto.

 Acho que encontrei o alvo perfeito: Subchefia para Assuntos Jurídicos da
Casa Civil, Presidência da República.

Veja a portaria nº 1.492 de 2011, que estabelece a política de uso do
conteúdo do Portal da Legislação da Presidência da República:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/P1492-11-ccivil.htm>

* "Art. 3º Fica autorizado o compartilhamento do conteúdo a que se refere o
art. 1º [Portal da Legislação da Presidência da República], além da criação
de obras derivadas, desde que o seu uso não possua finalidade lucrativa."*
*
*
* "Art. 4º O uso do conteúdo e das obras derivadas em desacordo com a
política estabelecida neste ato implica violação de direito autoral"*
*
*
* "Parágrafo único. Constatada a violação de que trata o caput, a
Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República serão
comunicadas para que adotem as medidas cíveis e penais cabíveis."*

Na minha interpretação trata-se de uma violação da Lei do Direito Autoral:
<http://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:lei:1998-02-19;9610>

* "Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata
esta Lei:"*
* "IV - os textos de tratados ou convenções, leis, decretos, regulamentos,
decisões judiciais e demais atos oficiais;"*

Quando eu insisti no processo, estava pensando em uma infração do governo
com relação a dados cujo status legal é incerto.  Mas o caso em questão é
uma violação muitas vezes mais fácil de refutar.  O que acham?

Abc,
-F.