[okfn-br] Pouca Transparência: Balanço da Lei de Acesso à Informação é decepcionante

Cristiano Faria ferri.cristiano em gmail.com
Sexta Janeiro 11 19:11:49 UTC 2013

Em tempo: chegando meio atrasado na conversa...

Do meu ponto de vista, tem também um problema técnico. Muitas instituições
públicas (em todas as esferas) vão ter de fazer um trabalho de preparação
para a implementação da lei que depende de mover recursos humanos para, por
exemplo, preparar as bases de dados para formatos abertos. A Câmara federal
aqui, só para contar um "causo", está tendo que botar um monte de gente
para garimpar e lapidar as bases de dados sobre informações de deputados
existentes na Câmara (que são várias) e cujos dados muitas vezes não batem
entre si. Como publicar isso em formato aberto sem antes resolver essas
incongruências? Haja trabalho. Por isso, é preciso investir esforços mesmo
para a coisa acontecer... Isso aumenta o custo da vontade política.

Há câmaras municipais aí que basicamente não tem assistência de
informática. Aí a coisa complica...

Cristiano Ferri