[okfn-br] [thackday] lançado portal de dados aberto da prefeitura do recife

Nitai Silva nitai.silva em planejamento.gov.br
Quinta Julho 18 12:42:15 UTC 2013

Olá Bernadette e demais,

Navegando sobre os dados, e que a pré-visualização ajuda muito, ficou claro
um desafio que temos que refletir. Recife é a capital do estado o que a
torna o centro de uma metrópole, conhecida como Grande Recife. Essa é a
Região Metropolitana do Recife
[1]<http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_do_Recife>,
congregando mais outros 13 municípios.
Na visão do cidadão essas fronteiras não existem. Ele transita entre os
municípios enxergando o todo e não as partes.
Acontece que os dados publicados no portal de dados abertos de Recife
deixam claro que a política de dados abertos precisa considerar essa visão
integrada.
Ou seja, o aplicativo/serviço construído sobre os dados da lista de hotéis
[2]<http://dados.recife.pe.gov.br/dataset/hoteis/resource/0d8fb090-2863-4d51-9b21-baae4bae5a11>
terá
o uso restrito por não incluir os hotéis dos municípios tão próximos, como
Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Será que o portal de Recife não deveria crescer para um que compreenda a
[...]

[]s
Nitai

2013/7/17 Everton Zanella Alvarenga <everton.alvarenga em okfn.org>

> Parabéns pelo trabalho, professora Bernadette!
>
> E seja bem-vinda aqui ao grupo!

> OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
> http://br.okfn.org

Nitai Bezerra da Silva
Time de Dados Abertos  @dadosgovbr
Analista em Tecnologia da Informação - (61) 2020-1353
DSI / SLTI / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão