[okfn-br] [thackday] Para onde vai seu dinheiro e ranking dos políticos

Diego Rabatone diraol em diraol.eng.br
Sábado Março 2 15:31:32 UTC 2013

Respondendo "inline":

*1. Sobre o nível dos impostos*

> [...]
> grande parte da população
> 2. protecionismo do mercado local quanto aos eletrônicos
> 3. ineficiência do gasto público devido a superfaturamento, corrupção,
> desvios, má controle, má planejamento
> 4. ...
>
> Fazer tal análise e tentar chegar em um número final, seja ele 77% ou 35%
> é extremamente enganoso em um país com a dispariedade social como o Brasil.
> Depende da formalidade do emprego de cada um, do nível de salário e da
> composição do consumo quanto cada um participa dos impostos.

Não, o índice "carga tributária" é a medida da relação entre o quanto o
governo arrecada de impostos e a "riqueza produzida pelo país" (PIB). Não é
uma relação direta com salário. Para ser mais preciso, a carga tributária
do Brasil em 2012 ficou em 34%, enquanto a de países como Alemanha, França
e Itália tem índices de 43%, 44% e 43% respectivamente.  [
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2012/07/04/brasil-tem-a-maior-carga-tributaria-do-bric-diz-estudo.jhtm
].
Claro que os impactos são diferentes nas diferentes pessoas, e eu tenho
clareza de que quanto mais pobre mais se é afetado pela carga tributária e
que existe uma enorme desigualdade na distribuição de recursos do governo
(quem mais ganha é quem mais tem), mas isso não dá o direito se sair
falando besteiras (77%) e usá-las como argumento para defender uma visão de
mundo muito particular (redução drástica de impostos).

> [...]
>
> Linha Verde: R$ 272 Milhões/km
> Linha Amarela: R$ 203 Milhões/km
>
> procurei um dado de comparação da Europa e encontrei aqui<http://www.kontrollamt.wien.at/berichte/2004/lang/1-16-KA-V-TU-10-4.pdf>
> :
>
> Munique: 51,4 Milhões de Eur/km (corresponde à 131,5 Milhões de Reais/km)
>
> lógico que essa análise pode ser enganosa também, mas o custo da Linha
> Verde é o dobro de Munique e em Munique uma pessoa na construção civil
> ganha mais.
>
> Não é uma questão de "trocar imposto por serviço público". Não é uma
"simples troca".
E é lógico que existe coisas que são mais fáceis e outras mais difíceis de
serem contabilizadas e ponderadas, e que nem todas são "produtos". Tanto é
que citei as Universidades Públicas, que não só oferecem Ensino - e o que
há de melhor no país - mas também são as grandes responsáveis pelo (parco)
desenvolvimento científico e tecnológico do país, porque as Empresas não
querem colocar 1 só centavo em pesquisa e desenvolvimento. E citei também,
por exemplo, Parques Públicos, que não possuem benefícios facilmente
mensuráveis.
Foram apenas alguns exemplos, e, aliás, parte deles (asfalto, semáforos,
etc), produtos, são mais condizentes com o que foi listado no vídeo
(gasolina, roupas, bebidas,etc).

> *3. Sobre a forma do protesto*
>
> Quando vi no vídeo deles a demonstração com os cartazes "Fora" tive que
> lembrar a manifestação contra o Renan no último sábado na Paulista.
> Ela me lembrou de uma torcida de futebol ou uma parada de samba. As
> pessoas cantaram "Vem pra Rua, vem pra Rua" - eu tenho sérias dúvidas sobre
> se essas manifestações surtam efeito.
> Posso reconhecer que é uma tentativa válida, que é interessante mobilizar
> pessoas, organizar uma manifestação. Que é melhor do que somente comentar
> as notícias da TV deitado no sofá.

Eu também não sou chegado a manifestações do tipo "Fora Renan", mas não me
acho no direito de dizer que isso é jogar tempo fora, que isso não é válido
ou que não surte qualquer tipo de efeito. Só pra exemplificar, por mais que
o Renan não seja "deposto", eu já acho válido mais pessoas ficarem sabendo
do assunto e algumas dessas se indignarem ao ponto de levantarem do próprio
sofá que não no dia de ir votar (porque é obrigatório).
Eu prefiro outros tipos de atividades e mobilizações (algumas das quais eu
posso e faço de casa, outras que me demandam ter que sair de casa e ir
tentar resolver as coisas na Câmara Municipal, por exemplo).

> Mas: sinto - junto aos caras do vídeo - que precisamos algo que vai bem
> além disso.
> Que seja mais duradouro, mais objetivo em suas críticas.

 Eu entendo, mas não acho que sejam coisas excludentes, eu acho que elas
podem ser complementares.....

> Vejo o site de avaliação dos políticos, apesar de seu viés e sua falta de
> possibilidade de participação como uma tentativa de avaliar os políticos -
>
> Consultei por exemplo, o perfil do Paulo Maluf:
> http://www.politicos.org.br/?reg=1894&p=detalhes
> Considero extremamente importante, que os eleitores tenham em mente esse
> histórico de atuação e saibam votar conscientemente. Essa não é a realidade
> de grande parte dos brasileiros.
> Acho importante termos um processo colaborativo de acompanhamento dos
> políticos, da implementação das Leis, dos salários e também das obras
> [...]
Eu também acho que as pessoas conheçam de fato a atuação pública dos
Políticos de carreira, mas não acho que essa página faça isso com a clareza
que ela parece dizer ter.
Veja, por exemplo, na própria página do Paulo Maluf.
São listados vários processos. Nenhum deles possui qualquer Link para que
se possa averiguá-lo. Já nas "votações", ele lista qual o Projeto
votado/apresentado, mas não dá o link para o mesmo e sequer fala sobre o
que se trata. Porque isso é importante?
O primeiro projeto, pelo qual o Paulo Maluf perdeu 20 pontos, a "PEC
270/2008<http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=401376>",
tem como descrição:
"*Garante ao servidor que aposentar-se por invalidez permanente o direito
dos proventos integrais com paridade. Altera a Constituição Federal de 1988.
*"
Tem também a "PEC 416/2005 <http://Acrescenta o art. 216-A à Constituição
para instituir o Sistema Nacional de Cultura.>", que "*Acrescenta o art.
216-A à Constituição para instituir o Sistema Nacional de Cultura.*", pela
qual ele perdeu mais 10 pontos.
E nenhum dos dois projetos foi apresentado por ele, são de autoria de
outras pessoas.
Não são projetos que eu considero RUINS, e que mereçam "descreditar" um
político por apoiá-los.
Mas pelo site não é possível fazer essa leitura, porque ele não é claro nem
transparente.
E por acaso o Paulo Maluf votou em apenas 9 projetos durante toda a sua
carreira de deputado?.... E todos os outros? Quem escolhe e como escolhe o
que entra e o que não entra?.....

Sou totalmente favorável a processos *Colaborativos*, *Abertos e
Transparentes*, mas este projeto definitivamente não se encaixa em nenhum
dos três critérios.

> [...]
> dos Políticos - todos esses tem objetivos parecidos ou pelo menos
> complementares.
>
> Ao invés de ficar em cima somente criticando a iniciativa dos outros, me
> parece necessário reconhecer essa similariedade e dialogarmos sobre como
> podemos unir forças.
>
> Porque cada uma dessas iniciativas de forma isolada tende a ter um efeito
> muito reduzido. Precisamos superar nossa tendência de menosprezar o
> trabalho dos outros e fazer uma leitura superficial e ideológica e partir
> para uma análise mais detalhada e criando uma estratégia conjunta.

Por fim, também acho que o diálogo entre diversos projetos é importante.
Falando pelo Radar Parlamentar, posso afirmar que não temos problemas em
trabalhar com outros projetos, muito pelo contrário, sempre que pudermos
faremos isso. Tanto é assim que já tivemos contato com o pessoal do Voto
Consciente, com pessoas que saíram do Voto Consciente por discordâncias,
estamos trabalhando junto desta comunidade no projeto do Monitor
Parlamentar, que provavelmente vai ter alguma integração com o próprio
Radar, e por ai vai.

Abraços,

Diego