[okfn-br] [thackday] Para onde vai seu dinheiro e ranking dos políticos

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Sábado Março 2 16:46:22 UTC 2013

On 02-03-2013 11:28, Daniela Mattern wrote:
> O gasto público do Brasil é alto demais. Vamos pegar o exemplo das
> linhas de metrô:
>
> Achei uma notícia
> <http://www1.folha.uol.com.br/agora/spaulo/sp2201200701.htm> onde aponta
> os gastos por quilômetro:
>
> Linha Verde: R$ 272 Milhões/km
> Linha Amarela: R$ 203 Milhões/km
>
> procurei um dado de comparação da Europa e encontrei aqui
> <http://www.kontrollamt.wien.at/berichte/2004/lang/1-16-KA-V-TU-10-4.pdf>:
>
> Munique: 51,4 Milhões de Eur/km (corresponde à 131,5 Milhões de Reais/km)

> [...]

Hmmm... Mau exemplo, Daniela.

O Metrô de SP, em tempos recentes, por incrível que pareça é uma obra
feita com gastos comedidos, devido a um sistema bem bolado de licitação
e parcerias que dificulta o superfaturamento.

A diferença dos valores explica-se pois um dos maiores custos do metrô é
a escavação, e São Paulo é um dos lugares mais caros do mundo pra se
escavar, pelas condições geológicas e do relevo.

Colocar os trilhos, o trem e as estções não é tão caro comparado a abrir
o buraco do tatu em Sampa. Além disso o trem na alemanha não é
importado, o que reduz ainda mais os custos.

Acho até surpreendente que lá não custe menos da metade, mas pode ser
relacionado com o quanto ganham os trabalhadores, como você levantou.

Abs,
o Ni!