[okfn-br] [thackday] Para onde vai seu dinheiro e ranking dos políticos

Daniela Mattern daniela.mattern em it3s.org
Sábado Março 2 19:27:05 UTC 2013

Hmm Alê,

tenho minhas dúvidas.

1. Essa notícia sobre o fraude na
licitacao<http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/mp-quer-afastar-presidente-do-metro-de-sp-apos-irregularidade-em-licitacao.html>da
Linha Lilas é bastante recente. Também encontrei várias notícias sobre
documentos<http://portaldenuncia.blogspot.com.br/2012/12/provas-sobre-irregularidades-no-metro.html>de
licitaçoes que sumiram ... enfim, acho que isso precisa ser
investigado
melhor.

2. Convenhamos que grande parte das estaçoes em Sao Paulo tem tamanhos
desnecessários. Tipo, em outras partes do mundo uma estaçao de metrô é um
buraco no chao, em São Paulo, encontramos prédios de cinco andares, como
por exemplo no caso da estaçao Butantã ou da estaçao da Paulista.

3. As integraçoes entre as linhas sao as piores que eu já conheci. Isso
você pode ver na Paulista ou também na estação de Pinheiros.

4. Tem muitos casos de projetos mal-feitos - devido a falta de conhecimento
técnico das construtoras? ou uso de materiais inferiores? Veja as notícias
sobre o cráter da estação de Pinheiros, ou os processos devido as casas
danificadas devido aos trabalhos do consórcio via amarela.

Tudo isso deve ser explicado porque é difícil de cavar em São Paulo?
Projetos caros também surgem de projetos mal planejados ou de construções
desnecessárias.

Outro exemplo menos complexo e que nao depende de cavação:

A instalação das
lixeiras<http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1120151-em-sp-pinheiros-recebe-o-dobro-de-lixeiras-da-brasilandia.shtml>em
São Paulo no ano passado.

Acompanhei o projeto na minha região, depois de poucos meses a maioria das
lixeiras tinha sido
quebradas<http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,sp-ganhou-150-mil-lixeiras-de-rua-neste-ano-mas-60-ja-sao-destruidas-por-dia-,924986,0.htm>
.

Quais os problemas aqui? Quem chegou na conclusão na secretaria de serviços
que lixeiras de plástico com um sistema não resistente de fixação seriam
uma boa solução para uma metrópole como São Paulo? Por que, antes de
instalar 150.000 lixeiras em toda cidade não se fez um piloto menos custoso
em uma região da cidade pra ver o impacto e avaliar o projeto e os
materiais usados?

Em síntese: Foram tomadas muitas decisoes ruins, foi desperdiciado um
dinheiro público e não vejo que esta situação está sendo ampliamente
discutida pela sociedade e/ou mídia.

um abraço

Daniela

--