[okfn-br] [thackday] Para onde vai seu dinheiro e ranking dos políticos

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Domingo Março 3 00:15:21 UTC 2013

Hehe... Daniela, não confunda as coisas.

Eu disse apenas que o CUSTO das obras foi comedido e que isso tornava o
metrô um mau exemplo pois estávamos falando do volume de gasto público.

Repito que não houve superfaturamento significativo nas obras do metrô.

Mas estamos no #BANANAL, então a licitação foi um acordo com as empresas
que ganharam - aliás esse acordo era parte da estratégia para garantir
que não haveria superfaturamento: houve um acordo onde todas as grandes
empreiteiras dividiram previamente os vários contratos, com a condição
de que ninguém meteria a mão nem corromperia o processo.

O lucro justo dessas obras era suficientemente interessante para todas.

Moral da história, licitação pública é um sistema tão tosco que até pra
ser honesto você precisa ser corrupto ;)

Sobre o tamanho das estações, é dinheiro de pinga perto do custo de
cavar o buraco, mas tem razões para elas serem grandes sim.

Uma das razões é a circulação de ar e contenção de pessoas em dias de
chuva ou em caso de problemas nos trens.

As interligações tiveram motivos semelhantes, como servir de caixa de
contenção, pois a linha amarela já foi INAUGURADA no seu limite de
capacidade.

Enfim, não dá pra pensar o metrô de São Paulo como se pensa o metrô de
qualquer cidade alemã ou mesmo de Nova Iorque. O volume de pessoas e a
demanda operacional por estação é completamente outro.

Algumas dessas soluções são meio toscas, mas foi o que decidiram. E não
impactou significativamente os custos, nem pra mais nem pra menos.

Evidentemente que há superfaturamentos mil por aí, não precisa olhar
longe como você já apontou no caso do lixo. Eu só chamei atenção porque
se algum dia for apontar o dedo num confronto com gestores, não aponte
pro metrô porque qualquer pessoa que conhece as obras - ou conhece
alguém que conhece as obras, como é o meu caso - desmontará o argumento.

Abraço,
e Ni!