[okfn-br] Dados Abertos - Uma introdução

João Batista Oliveira Neto neto.joaobatista em gmail.com
Sábado Março 16 14:39:06 UTC 2013

Everton, acabei de chegar em casa e já comecei a baixar o vídeo para
convertê-lo.

O processo de conversão é muito simples. Utilizo duas ferramentas:

GNU Wget <http://www.gnu.org/software/wget/> - para fazer o download do
vídeo.
FFmpeg <http://www.ffmpeg.org/> - para converter o vídeo de um formato para
outro, ou para extrair o áudio, editar qualidade, tamanho, extrair frames
específicos, etc.

Após fazer o download do vídeo, a conversão é feita assim:

ffmpeg -i
open-data-how-we-got-here-and-where-we-re-going-by-rufus-pollock.mp4
-codec:v libtheora -q:v 10 -codec:a libvorbis -q:a 5
open-data-how-we-got-here-and-where-we-re-going-by-rufus-pollock.ogv

Isso vai converter o MP4 para OGV (lembrando que OGG é áudio), utilizando o
máximo de qualidade possível, tanto para o áudio, quanto para o vídeo.

Estou fazendo o download da versão 720p do vídeo, então vai levar um
tempinho para baixar e mais um tempinho para converter.

--
João Batista Neto
Desenvolvedor engenheiro de aplicações web