[okfn-br] Dados Abertos - Uma introdução

Heloisa Pait heloisa.pait em gmail.com
Sábado Março 16 22:10:27 UTC 2013

Aqui vão minhas sugestões de revisão:

Introdução aos Dados Abertos
“Estamos hoje no meio de uma revolução de dados abertos”

Que são dados abertos?
“Dados abertos são aqueles que podem ser usados, reutilizados e distribuídos livremente por qualquer pessoa – no máximo exigindo-se que a fonte seja citada ou que os dados sejam divulgados com a mesma licença.” OpenDefinition.org
A Definição de Conhecimento Livre traz em detalhes os requisitos para que dados e conteúdo sejam considerados abertos. As condições principais são:
Disponibilidade e Acesso: os dados devem estar disponíveis integralmente e seu custo deve se restringir ao custo de cópia, estando de preferência disponíveis para download pela internet. Os dados também devem estar disponíveis em formato conveniente e passível de modificação.
Reutilização e Redistribuição: os dados devem estar disponíveis para reutilização, redistribuição e combinação com outros conjuntos de dados.
Participação Universal: todos devem ser capazes de usar, reutilizar e redistribuir sem qualquer discriminação contra pessoas, grupos ou relativos a campos de ação (tais como fins não-lucrativos ou educacionais).

Leia a Definição de Conhecimento Aberto completa