[okfn-br] Say NO to DRM in HTML5!

Rafael Pezzi rafael.pezzi em ufrgs.br
Quinta Maio 16 17:59:40 UTC 2013

Também vou levantar outro ponto contra o DRM no HTML5.

Como citado anteriormente, o DRM foi criado para manter um modelo de
negócio específico de um setor da indústria.

Caso o DRM seja definido no HTML5, todos os desenvolvedores que forem
implementar o padrão em algum projeto terão que fazer um esforço
adicional para tornar o seu projeto compatível com o DRM e isso
significa que estarão trabalhando de graça para aqueles que precisam de
DRM, que por sua vez não precisam contratar ninguém para fazer plugins e
software-clientes para que vendam seus produtos.

Na prática, pode acontecer de muitos se recusarem a implementar esta
porção da especificação em suas soluções, como alguém sugeriu aqui nesta
lista e iria acabar surgindo uma série de soluções não completamente
compatíveis com HTML5.

Rafael