[okfn-br] Material Didático Livre

Bruno D´Almeida linguaportuguesa em hotmail.com
Quinta Outubro 24 02:46:25 UTC 2013


Olá a todos,
Sou Bruno D´Almeida, educador de Salvador e professor concursado da rede municipal de ensino. Tenho interesse em participar ou formar um grupo de trabalho para produção de livros didáticos em plataforma livre para ensino infantil, fundamental e médio. A ideia é produzir coleções de livros didáticos de maneira colaborativa, submeter ao MEC para aprovação e disponibilizar na rede para que qualquer pessoa, escolas e cidades possam usar o material a custo zero.
Tenho um posicionamento bastante crítico ao modelo do livro didático no Brasil, pois são fontes de extorsão tanto na escola particular, onde um livro de língua portuguesa, da minha área, chega a custar em torno de 200 reais, sem falar no preço absurdo dos módulos e apostilas das grandes editoras, quanto na educação pública, onde é muito comum a compra de materiais didáticos de qualidade duvidosa com dispensa de licitação por milhões e milhões de reais, um prato cheio pra corrupção e desvio de dinheiro público.

Como a OKF Brasil já faz um trabalho na linha de acesso a dados gratuitos que envolve jornalistas, profissionais de computação e design, penso na possibilidade de criação de uma plataforma de produção de material didático em rede, onde através de um programa de computador semelhante a aqueles que criam e-books e de construção de site. Essa ferramenta seria disponibilizada na internet para grupos de trabalho de todas as áreas do conhecimento, teria possibilidades de edição e paginação automáticas, com templates feitos por profissionais de design, onde o grupo de trabalho de educadores pudesse inserir textos, fotos e materiais para produção desse material didático. 
A ideia é transformar o livro didático numa coisa comum que qualquer professor possa fazer e usar, sendo uma alternativa a indústria do livro didático, que cobra caro por um material e praticamente não paga quase nada aos autores. Os pais poderiam exigir das escolas particulares o uso de material didático gratuito, assim como cidades pobres do Brasil não precisariam comprar mais material didático por uma fortuna, fazendo com que a verba da educação fosse usada para melhoria das condições de trabalho do professor, melhores salários, infraestrutura, alimentação escolar e educação em tempo integral, acabando com uma das principais fontes de desvios de verbas. 
Além disso, o autor do livro didático no Brasil ganha muito pouco com produção de material didático, a indústria fica com quase tudo. O autor sobrevive mesmo é prestígio e de palestras e consultorias, um mercado que pode ser impulsionado com o material didático livre. Isso já é realidade na computação, onde o linux é livre e cria oportunidades de trabalho a diversos profissionais que ofecerem suporte técnico para empresas, assim como também na música, onde bandas e artistas disponibilizam músicas gratuitamente na rede e ganham dinheiro mesmo fazendo shows. Tudo isso é fazer circular renda cada vez mais para as pessoas e menos para as grandes empresas.
Já estou produzindo material didático de língua portuguesa do 6 ao 9 anos do Ensino Fundamental II como parte do trabalho da minha pós-graduação e desejo muito a colaboração de todos. 


Um abraço,
Bruno D'Almeida
71 4101-5580 (Fixo)71 8702-5547 (Oi)71 9252-6608 (Tim)

Imprima este e-mail somente se for absolutamente necessário. O meio ambiente agradece.

 		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.okfn.org/pipermail/okfn-br/attachments/20131024/3044b620/attachment-0003.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão okfn-br