[okfn-br] Porta de dados abertos da cidade de São Paulo

decko decko em birosca.mobi
Quinta Outubro 24 11:35:50 UTC 2013

Tom

Uma idéia q tem sentido ai é a co-gestão com a soc. civil.
Poderiam haver alguns conselhos, como um conselho exec, um pleno e uma
equipe técnica.
O conselho executivo tem a função de botar em pratica as decisões do
pleno e fazer as articulações necessárias para que o portal esteja em
funcionamento.

O pleno seria um grande conselho, com diversas representações da
sociedade civil, com a função de discutir e decidir o que é
prioritário no momento entrar no portal.

E a equipe técnica(acho que aqui, composto exclusivamente por técnicos
do Estado) é quem tem a função de manter o portal
funcionando(tecnicamente falando).

Um exemplo de linha de trabalho seria:
1- O pleno prioriza quais são os conjuntos de dados que devem ir para o portal
2- O conselho executivo articula entre sociedade civil e governo para
a obtenção desses dados
3- A equipe técnica sobe esses dados pro portal

É lógico que a tarefa desses conselhos não se resumiria a essa linha
acima. As possibilidades são bem maiores. Realização de seminários,
consultas públicas e afins.

Na minha opinião, esses modelos de co-gestão ou co-responsabilização
ainda são excelentes instrumentos de controle por parte da sociedade
civil e dão um outro gás na gestão pública.

Abraços

@decko
André F. A. Brito