[okfn-br] Dá-lhe mais uma hackatona!

Everton Zanella Alvarenga tom em okfn.org.br
Domingo Abril 6 15:56:08 UTC 2014

Oi Álvaro e todos,

sobre a OKBr, somos uma organização em construção, portanto levantamentos
como os seus são importantes. Até mesmo antes de fundarmos a associação, eu
já pensei em formas de financiamento como o que propõe, mas espero que com
a associação formalizada, facilitará conseguirmos algo nesse sentido,
principalmente se conseguirmos virar formalmente uma organização da
sociedade civil de interesse
público<https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_da_Sociedade_Civil_de_Interesse_P%C3%BAblico>(
OSCIP). Uma organizaçào da sociedade civil já somos, agora precisamos
mostrar que há um interesse público - pelos nossos objetivos <http://br.okfn
.org/estatuto>, há, mas precisamos mostrar mais isso na prática. O formato
da associação foi pensado junto ao instituto Pro Bono com esse objetivo, o
se tornar-se uma OSCIP.

Sobre financiamento dos aplicativos com dinheiro público, acho bastante
pertinente a proposta. Quando organizamos a hackatona na Câmara Municipal
de São Paulo (CMSP), uma das coisas que eu sugeri ao então presidente da
câmara José Police Neto, que apoiou o evento, junto com o Eduardo Miyashiro,
então coordenador de TI da CMSP, foi o de providenciarmos hosting para os
aplicativos durante e após a competição.

Eu e o Eduardo procuramos alguns financiadores, mas a única coisa que
conseguimos foi o prêmio de R$ 10000 do banco Itaú e alguns brindes - na
realidade, quem conseguiu foi o Police. Eu preferia prêmios não monetários,
como hospedagem e suporte para manter os aplicativos, assim como uma viagem
para participarem da Open Knowledge Festival naquele ano. Mas para uma
primeira parceria com um órgão público de uma iniciativa da sociedade civil
organizada, acho que estava de bom tamanho o prêmio. Tanto que ano passado
um dos vencedores, o Felipe Bergamo, participou ano passado da OKCon, em
Genebra, também financiado pelo banco Itaú (@Gui, acho que merece pensarmos
num post sobre isso ou adicionar essa info no que estamos pensando ; )

Após voltar da conferência em Genebra, o Police Neto me chamou para uma
conversa para pensarmos em formas de termos um Portal de Dados Abertos
mantido pela sociedade civil. Ele mencionou uma lei criada por ele em 2008
que criava um fundo a partir do ISS das empresas de TI. Tenho que voltar a
ver isso. Chamei o pessoal da CGM SP para uma conversa, mostrou-se
interesse, mas no final ninguém deu continuidade (paras essas coisas darem
certo, é sempre preciso alguém que fique em cima ;). Vou tentar retormar em
breve e posso criar um e-mail com detalhes sobre esse fundo para
compartilhar aqui.

Sobre participarmos de editais, acho ótimo. Talvez podemos colocar todos
que podem ser de nosso interesse num pad e quando alguém descobrir um
atualiza e manda aqui para a lista? Como pretendemos funcionar como uma
organização plataforma, precisamos escrever isso melhor em nossa página
para que outras pessoas possam propor projetos que queria fazer via OKFBr.

E espero podermos criar uma campanha no médio prazo no estilo da da
Wikimedia Foundation. Estou lendo o livro "Mais dinheiro para sua
causa<http://www.amazon.com/Mais-Dinheiro-para-sua-Causa/dp/0988594242>",
do Daniela Kelley, e há algumas dicas sobre isso. Mas temos passos
anteriores a serem dados.

Já a brincadeira sobre o capitalismo, nesse meu engatinhamento pelo
terceiro setor brasuca, acho que o problema é mais embaixo. O que vejo de
desencontro de informação até mesmo entre alguns peritos não é brincadeira.
E se comparo o nível de algumas discussões sobre organizações da sociedade
civil americanas, européias e as nossas, parece que ainda temos um longo
caminho pela frente. Pois veja, em 2009 eu já chamava a
atenção<http://pt.slideshare.net/everton137/o-governo-est-preparado-para-a-web-20>,
num debate com o Milton Jung, Vagner Diniz e Soninha, para algumas coisas
ocorrendo nos EUA e Europa (hackathons, Sunlight Foundation (EUA),
MySociety (Inglaterra) etc.). Quanto tempo demorou para termos alguma
coisa
mais organizada nesse sentido?

Por fim, lembro de ter visto uma aula do Alexandre Abdo onde ele dizia algo
como o objetivo de algumas ONGs seria deixarem de existir, quando algumas
estão fazendo o papel do Estado (@Abdo, se ler isso aqui e puder explicar
com mais detalhes e referências, seria legal). E isso é  pouco compreendido
pelo perfil das pessoas chamadas de forma um tanto pejorativa de "ongueiras"
- ONG, estou sentido agora, tem uma conotação muito ruim no Brasil, talvez
pela falta de transparência e corrupção disseminada nos mais diversos
setores, daí a descrença.

Abraços,

Tom

Em 5 de abril de 2014 09:00, Álvaro Justen [Turicas] <alvarojusten em gmail.com

http://br.okfn.org