[okfn-br] Dá-lhe mais uma hackatona!

Jonas Xavier jonas.agx em gmail.com
Domingo Abril 6 18:44:05 UTC 2014

Observando o problema da continuação dos projetos desenvolvidos em hackathons:

É possível criar um modelo escalável de incubação desses projetos,
onde os [projetos] mais aptos às necessidades (sociais, políticas,
econômicas, etc) podem ser hospedados, financiados e usados de fato --
para além desses eventos de desenvolvimento de apps.
No movimento Wikimedia existe um negócio quase assim, chamado Tool
Labs, onde ferramentas/projetos podem ser hospedados numa
infraestrutura mantida pela fundação e usada por toda a comunidade,
como um servidor compartilhado. Algumas ferramentas são tão úteis que
acabam sendo integradas de fato à Wikipédia [e.g. o contador de
atividade dos editores].

> Uma outra abordagem - diferente das ONGs que vivem somente de
> patrocínio - é utilizar o conceito de negócio social definido, por
> Muhammad Yunus[https://pt.wikipedia.org/wiki/Neg%C3%B3cio_Social],
> onde a OKFN-BR poderia ter produtos/serviços que são vendidos a
> instituições (exemplo: relatórios personalizados, feitos usando dados
> abertos) e o lucro desses produtos seria usado para manter toda (ou
> parte da) estrutura da organização.

Não sei se trabalhos dessa complexidade estão no campo de trabalho da
OkBr, ou do It3s.
Mesmo assim é uma possibilidade de serviço/plataforma interessante, e
aparentemente sem empresa ou fundação explorando. Onde estão os
"capipaulistas"?

Jonas