[okfn-br] Existe alguma objeção em usarmos google apps?

Everton Zanella Alvarenga tom em okfn.org.br
Quarta Agosto 6 17:31:10 UTC 2014

Em 6 de agosto de 2014 13:41, Rafael Pezzi <rafael.pezzi em ufrgs.br> escreveu:

> Outra coisa que me vem em mente, se for apenas 5 dolares por mês para
> manter como está, me parece que isto não vai abrir um buraco nas contas
> da OKF BR.
>
> Tom, além destes 5 USD, gerenciar os direcionamentos de emails está
> dando muito trabalho? A oferta do Oda me parece boa.

Rafael, os 5 dólares são de menos na discussão aqui. O principal é a
questão de gastar meu tempo como sysadmin e manter o zelo necessário para
até mesmo o redirecionamento ser confiável nesse servidor - isso, sim, toma
tempo e exige um conhecimento que não está alinhado com as atividades que
venho executando com mais frequência.

A oferta do Oda é bacana, mas ela cai num problema parecido com um outro
que enfrento, mas não apontei antes: ficarmos preso nas mãos de *uma*
pessoa. Se terceirizarmos pagando por um serviço (ou ganhando um serviço,
como é possível), a responsabilidade fica com a empresa responsável. Se
formos levar a cabo a questão da privacidade (minha escolha do servidor
atual teve isso em mente, por isso na Holanda, não sei se adianta alguma
coisa), talvez algumas soluções propostas não mudariam muita coisa,
portanto eu não veria muita diferença com usar um serviço do google.

Vamos levantando os pós e contras e tentar chegar num consenso.Tendo a crer
que enquanto não tivermos uma forma de ter um financiamento robusto do
núcleo da organização (o que paga sysadmin, entre outras coisas que estão
surgindo), uma oferta do uso do google apps sem custos financeiros me
parece uma boa.

Alguém deixaria de apoiar e participar das atividades da OKBr se
decidíssemos usar o google apps?