[okfn-br] Mapa da infra da OKF-BR (era Re: Existe alguma objeção em usarmos google apps?)

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Terça Agosto 12 18:54:23 UTC 2014

* Wiki pra documentação dos servidores e serviços.
  Sugestão: O próprio wiki da OK

* Solução de backup comum pra todos os servidores.
  Sugestão: rdiff-backup

* Painel administrativo pros servidores, como o que eu instalei no servidor
do cienciaaberta.net.
 Sugestão: Instalei o Ajenti, mas talvez seja bom pensar num solução que
englobe todos os servidores em um mesmo local.

* Versionamento do /etc via git.
 Dúvida: Não sei se alguém aqui tem uma boa sugestão pra isso. Sei que o
ideal seria algo como Docker, mas no momento acho isso precipitado e
overengineering. Podemos usar o etckeeper também.

* Sistema/Script pra atualização automática dos servidores.
 Sugestão: unattended-upgrades do Ubuntu

* Script ou serviço pra avisar caso um dos serviços saia do ar.
 Sugestão: Fazer um script em Flask/Python que verifica se determinado site
está online, checando minimamente o conteúdo da página de resposta.

* Bugtracker, atualmente utilizamos apenas o Github para cada projeto
específico que possua um repositório, não sei o que seria melhor pro
gerencimaneto da aministração. Trello? A vantagem do Github que vejo é o
Wiki integrado e possibilidade de colocarmos scripts pra administração no
repositório, caso necessário.

De cabeça é o que me vem a mente.

Olá Edgar,

> Me referia a um padrão de ferramentas e procedimentos pra ajudar na
> administração, não um conjunto de soluções para todos os projetos. Basta
> ver que no momento temos MySQL, MariaDB, Wordpress, Rails, Flask,
> Express/Node.js, sites estáticos, etc

Por padrão de ferramentas você diz algo como utilizar wiki, bug tracker,
"trello" ou ...?

Raniere