[okfn-br] Mapa da infra da OKF-BR (era Re: Existe alguma objeção em usarmos google apps?)

edgar em ymonad.com edgar em ymonad.com
Quarta Agosto 13 04:03:06 UTC 2014

Acho que acaba sendo mais uma razão histórica o motivo dos vários VPS
e como os projetos foram criados.

* O primeiro VPS, o de redirecionamento eu não vejo problemas pois pelo
que me lembro a idéia seria utilizar um Postfix de facto, não apenas pra
redirecionar os emails, mas com imap configurado e eventualmente alguma
interface web ou outra coisa (eu costumo usar ssh+mutt :P).

* cienciaaberta eu não sei o motivo.

* REA: iria ter uma administrador específico para o projeto com pouca
  experiência administrativa. Não seria bom acesso root a um servidor
  central da OKBR, ou algum com outro projeto.

* democracia.vaimudar.org ficou com uma performance muito ruim num
  VPS com apenas 1GB de RAM.

* Vaimudar.org inicialmente estava em um servidor fora da infra da OKBR.
  Depois na migração optou-se por um servidor à parte dos que já tinha,
  mas talvez poderia ser utilizado o cienciaaberta, mas note que este
  está com um problema de queda do MariaDB a princípio por excesso de
  acessos (mas pode ser outra razão, foi o que indicou num teste capenga
  com o ab como mandei num email há algum tempo atrás).

* Queremos Saber? No idea.

Mas se formos juntar tudo isso num VPS o uso do Docker ou alguma outra
solução de light container se mostra essencial, ou vai virar uma zona e
com altos riscos de interrupções nos sites dos diferentes projetos com
frequência.

Edgar