[okfn-br] Mapa da infra da OKF-BR (era Re: Existe alguma objeção em usarmos google apps?)

Oda oda em member.fsf.org
Quarta Agosto 13 04:49:57 UTC 2014

Galera, a gente ta viajando... VPS implica em manutencao do servidor,
que implica em mais trabalho, que implica mais gasto (ou mais
dedicacao). Palavra de quem tem 47 Linodes. Pelos papos que estamos
tendo, nao vamos contratar um sysadmin amanha e ninguem, nem o Tom,
esta com tempo para isso.

O que a gente quer eh um host compartilhado. Se (este "se" deveria
estar em maisculas e negrito) um projeto crescer ate as estrelas, ai
avaliamos uma migracao para um servidor proprio. Um VPS com 1gb de ram
nao eh melhor que um compartilhado decente. Com relacao a privacidade
do ponto de vista do provedor, VPS so fica menos ruim que
compartilhado se vc estiver usando SSL e filesystem encriptado, ainda
assim, o cara sendo root la no hypervisor eh complicado, sabe? Sem
falar que onde esta a privacidade numa maquina desatualizada??

Eu realmente desconheco o DemocracyOS, tentei acessar o site e achei
ele completamente ilegivel, rsrs! O resto rodaria de boa (dada as
configuracoes dos vps's que temos hoje) numa conta da Webfaction ou qq
outro servico decente de host compartilhado. Alem do ambiente ser
mantido pelo provedor por uma miseria (10 dolares/mes), a gente
poderia criar contas shell a cada admin de projeto e dar os acessos
corretos com facl.

Bato na tecla da webfaction pq eh a que uso desde jan/2008, tenho
bastante coisa, algumas pesadas, diversos desenvolvedores, sistemas
incompativeis, chuva de ddos, força bruta, blablabla, e nunca tive uma
interrupcao maior que 5 min (a menos de cacas da minha parte). Mas
tenho certeza de que tem gente com boas experiencias em outros
servicos. Por exemplo, ha pouco tempo me indicaram fortemente o
MediaTemple, pela sua escalabilidade. O cara que me indicou trabalha
na Predicta e lida com um volume surreal de acessos concorrentes.

Minha proposta eh dar 10 chibatadas em quem levantar o proximo VPS.
Alem disso, sugiro fazer uma força para migrar os projetos ativos para
um host compartilhado contratado pela OKBR. Posso ajudar daqui ha 2
meses. (nao eh brincadeira nao... :P )

--
Oda
If you don't have time to do it right, where