[okfn-br] Fazer-cracia

Oda oda em member.fsf.org
Sábado Agosto 16 15:31:36 UTC 2014

Tom, a anedota eh tl;dr

Facocracia tem suas limitacoes, mas funciona muito bem para questoes
do dia-a-dia e como o pontape inicial das coisas. Nao facamos disso
uma discussao sociologica, apenas um estimulo para a participacao da
comunidade e um aviso de que as pessoas nao devem esperar ser
convidadas a se envolver.

Quanto a estrutura burocratica, ela so eh necessaria em casos de
crise. E realmente espero que a gente nunca precise apelar para essa
estrutura para resolver alguma coisa. Devemos dar os passos como
comunidade e se isso afetar alguma "negociacao", que se dane a
negociacao.

O problema (o maior deles na minha opiniao) eh que estamos tornando a
estrutura burocratica o caminho padrao das decisoes, onde apenas 4 ou
5 pessoas sabem o que esta acontecendo, quando nao apenas 1 ou 2.

Isso eh assustador, desestimulante, desrespeitoso com a comunidade e
torna a façocracia sem sentido. Por isso tomei o 1o. email do Tom como
uma sinalizacao de uma nova postura.

Abs,
Oda

PS: desculpe o fazer-cracia, mas la pelas minhas bandas a gente
traduziu de outro jeito e eu gostei mais ;)

--
Oda
If you don't have time to do it right, where