[okfn-br] Fazer-cracia

Oda oda em member.fsf.org
Domingo Agosto 17 15:52:15 UTC 2014

Edgar, para mim a regra eh clara: vc faz em seu nome, nao em nome da
OK. Para fazer em nome da OK deve passar pela comunidade e ser
discutido em uma das reunioes periodicas.

Tom, corrijo: negociar nao eh o problema e eu realmente nao estou
falando de fazer filantropia, entao, por favor, pare de insistir nisso
nesta discussao.

Meu ponto eh o cuidado com o como, pq, quem e o que se negocia.
Negociacoes secretas, articulacoes onde se pede para algo nao ser
divulgado e coisa do tipo eh o que incomoda. E nem eh por ser
business-minded, mas por achar errado que isso exista em nosso
contexto. E volto a dizer o que ja disse inumeras vezes: se esse tipo
de comportamento distorcido for necessario para conseguirmos um
projeto, verba, doacao ou afim, eu prefiro perder o negocio.

No mais, o problema nao eh ganhar dinheiro. O problema eh: pq ganhar
dinheiro? A nossa razao de ser nao pode ser pagar salarios e, como foi
colocado na ultima reuniao, eh um dos nossos problemas atuais. Pelo
fato de termos um gasto alto com folha de pagamentos, ficamos num
certo desespero de fechar negocios e acabamos por adotar posturas que
acho totalmente condenaveis. Uma delas eh ficar tudo nas suas costas,
ate vc abrir o bico e pedir para contratar outra pessoa, que vai
aumentar o gasto com a folha e vai exigir mais negocios. A outra
pratica eh aceitar qq tipo de articulacao para se fechar um negocio,
por exemplo, aceitar projetos cujo financiador nao pode aparecer e/ou
fazer algo sem que antes tenha sido divulgado entre a comunidade.

Abs,
--
Oda
If you don't have time to do it right, where