[okfn-br] [thackday] Re: Como criar uma rede de capacitação para dados abertos?

andre luiz andre61 em gmail.com
Sábado Agosto 23 22:17:29 UTC 2014

colegas,
por isso continua a luta pela implantação das propostas da 1ª Conferência
Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial

vejam a proposta 18 entre outras...
http://consocial.com.br/propostasBr80.asp

Regulamentar, em todos os níveis da Federação, que toda e qualquer
publicação de dados públicos na web seja em formato aberto, definindo
planos anuais com cronogramas, aspectos técnicos, responsabilidades,
indicadores e metas de abertura de dados, para facilitar sua obtenção,
análise e reaproveitamento pela sociedade (com investimento em centros para
análise desses dados), de maneira que sejam mais legíveis para pessoas
leigas. Para isso, pode-se desenvolver e implantar um programa de
capacitação (envolvendo aspectos de sensibilização, filosóficos, técnicos e
gerenciais) para os servidores públicos sobre dados abertos, em parceria
com universidades e ONGs; tornar obrigatório que órgãos públicos criem
grupos de trabalho ou departamentos com competência sobre dados abertos,
responsáveis por criar programas, campanhas e identificar, em parceria com
a sociedade, as demandas por dados abertos; vincular o repasse de recursos
públicos à abertura de dados; instituir diretriz que determine que todo
órgão governamental elabore manual de uso dos dados abertos, voltado aos
cidadãos em linguagem acessível, levando em conta sua utilização para o
controle e participação social, que devem ser periodicamente atualizados;
estipular prazos e limites para que os dados de cada órgão sejam
divulgados; e criar incentivos fiscais no setor público, para que
organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa e empresas da
iniciativa privada, especializadas em TI, desenvolvam soluções e
aplicativos para dados abertos públicos.

abs
andré
http://consocial.com.br/