[okfn-br] [thackday] Re: Como criar uma rede de capacitação para dados abertos?

Andrea Saraiva andreasaraiva.cb em gmail.com
Domingo Agosto 24 03:09:45 UTC 2014

Muito bacana!

*Há que se dissemine a cultura da transparência na mentalidade brasileira. *

Estou montando esse curso sobre cultura da transparência, a quem interessar
possa:
https://docs.google.com/document/d/1xAJX61xhqOFNzaRsu_OaaL3sfSfv1L6FMYes1oL1wqA/edit?usp=sharing

Vou aproveitar o ensejo pra divulgar que também estou elaborando um projeto
de direitos humanos exatamente para "proteger" as principais ferramentas
institucionais de transparência.

Minha tese é a de que se não houver mecanismos de pressao, periga que esses
importantes instrumentos de controle social, participação popular,
autonomia política tendem a se flexibilizar.

A preocupação inicial é que a a LAI e outros instrumentais sejam letra
morta. A LAI ainda não foi regulamentada aqui no Ceará no âmbito municipal
nem no legislativo e nem no executivo, pra se ter uma ideia.....

(aliás, era uma coisa que gostaria de ter era uma panorâmica de como esta a
regulamentação da LAI nos municípios e estados brasileiros, dai a ideia de
um observatório ou algo que o valha)

Então o projeto busca desenvolver estratégias políticas, jurídicas, de
educomunicação e de cultura política cujo objetivo geral é:

"Contribuir para efetivação do direito ao acesso à informação e à
disseminação da cultura da transparência desencadeando ações transversais e
colaborativas para regulamentação e qualificação, monitoramento, difusão,
participação e aprimoramento dos principais instrumentos de acesso aos
dados públicos: a LAI – Lei de Acesso à Informação e aos portais de
transparência no âmbito do executivo e legislativo municipais do estado do
Ceará de uma forma ampla e no município de Fortaleza, diretamente."

[O Projeto foi pensado para o Ceará mas pode ser adaptado para a
necessidade qualquer estado ou mesmo passar a ser federativo]

Caso haja interesse em pegar parte do que pesquisei nos fundamentos ou
mesmo adaptar, a licença é livre.

Segue o link:
https://docs.google.com/document/d/14nwt8aVhRiC4EBNgFpk2NerQ1PheLC032eilzHAYWoE/edit?usp=sharing

Estou à disposição para colaborar com propostas que possam favorecer
movimentos sociais. Caso queira podemos marcar uma reuniao virtual.

À galera que se quiser tocar esse projeto podemos pensar num crowdfunding.

Abraço,
Andréa Saraiva

Andréa Saraiva
+ 55 85 8108 0050 (Vivo)