[okfn-br] [ogp-br] Como criar uma rede de capacitação para dados abertos?

Neide De Sordi nsordi em gmail.com
Domingo Agosto 24 19:10:22 UTC 2014

Oi Gisele,
Achei o protocolo bom, embora com poucos atores. Não tenho muitas
contribuições, apenas pensando alto.

   1. É necessário encontrar uma fonte de financiamento, como você
   escreveu, ai poderia haver o lançamento de um edital chamando as
   universidades para pesquisas e produção de conteúdos, especialmente
   desenvolvimento de ontologias.
   2. Os cursos da W3C poderiam ser de multiplicadores para ampliar o
   alcance da ação.
   3. A SNAS/SG/PR está desenvolvendo a Biblioteca Digital da Participação
   Social. Poderia criar uma comunidade sobre Dados Abertos (a biblioteca
   digital é estruturada em comunidades, subcomunidades e coleções), com uma
   coleção de material instrucional em Dados Abertos, disponibilizando os
   materiais produzidos pela W3C para que outras instituições reproduzam os
   cursos.
   4. De imediato poderiam chamar outros parceiros com portal de dados
   abertos para participarem, como o Ministério da Justiça e o Senado.
   5. O Ministério da Justiça tem a Secretaria de Reforma do Judiciário,
   que pode apoiar a ação e chamar o Judiciário. O CNJ já publica o Justiça em
   Números em formato aberto, quem sabe não tem interesse em ampliar essa
   publicação.

Abraços,
Neide De Sordi

Em 22 de agosto de 2014 12:52, Gisele S. Craveiro <gisele.craveiro em gmail.com