[okfn-br] Economia de compartilhamento

Arthur Serra Massuda a.serramassuda em gmail.com
Sexta Agosto 29 14:53:15 UTC 2014

O meu ponto é que matutar nisso não contribui para a construção de uma
economia de compartilhamento.

Quando debato se eu compartilho o meu aspirador pq acredito no mundo das
flores ou pq quero criar uma economia de favores ou autopromoção, acredito
que desviamos do assunto das condições que permitiram, seja qual for a
intenção, esse sujeito criar um mecanismo de acesso a um recurso.

Essas condições envolvem saber que as pessoas precisam aspirar (consciência
da necessidade), saber sob quais condições podem ter acesso a ele (minha
autorização e critérios), como ter acesso (pedir), o que fazer se sentir
injustiçado (mecanismo de resolução de controvérsias) e como manter essas
condições. Acho, e tudo aqui é um grande ensaio, ser mais importante pensar
as condições pelas quais um sujeito tem a possibilidade de decidir
compartilhar do que refletir sobre a alma humana.

Abraço.