[okfn-br] USP quer fechar mais ainda seu conhecimento produzido?

Felipe Sanches juca em members.fsf.org
Sexta Agosto 29 21:33:08 UTC 2014

Me parece que ainda há saída para se desenvolver software livre com os
termos dados por essa resolução em alguns casos. Mais especificamente, nos
casos de programas de computador criados na Universidade, derivados de
programas de computador pré-existentes, cujo licenciamento seja livre e
possua cláusula de licenciamento recíproco (conceito de "copyleft"). A
razão para isso é que o copyleft torna inviável a restrição do software (de
acordo com o mecanismo previsto no artigo 10).

Entretanto, programas inteiramente desenvolvidos na Universidade não caem
nesse caso.

Eu não estou de forma alguma defendendo a proposta de resolução. Estou
apenas fazendo um exercício de análise pra entender quais saídas ainda nos
restam (aos defensores do conhecimento livre) caso a resolução seja
aprovada sem alterações.

Felipe "Juca" Sanches