[okfn-br] Cuidando do Meu Bairro 2.0

Anderson Cardoso apierre.cardoso em gmail.com
Terça Janeiro 28 15:23:45 UTC 2014

Olá Andrés,

Primeiramente, desculpe a demora em responder, eu estava bem ocupado
esse últimos dias.

Bacana a iniciativa, seria incrível se pudessemos unir esforços.

Do ponto de vista técnico:

O MootiroMaps atualmente é uma aplicação monolítica usando o Django.
Mas eu tenho um grande interesse em mudar para uma arquitetura
orientada a pequenos serviços.
Por exemplo, desacoplar completamente toda a camada de models e fazer
um servidor de dados, ou o mesmo para background jobs.
Nessa caso cada serviço pode usar um stack que seja conveniente. Porém
visando reduzir o tempo de desenvolvimento e tirar proveito de um bom
ecosssistema eu pretendo construir boa parte desses micro-serviços em
Ruby (sinatra+activerecord ou rails mesmo).
Isso não é rígido, na verdade a escolha de linguagem/framework pra mim
é algo de importância menor. Estou mais preocupado com facilidade de
desenvolvimento, facilidade de gerência (deploy, migrações, etc) e
boas ferramentas de testes (bdd, tdd, etc).

Mas de qualquer forma isso é mais como eu quero que ele se torne
futuramente. Atualmente é python+django+postgis.

Qualquer dúvida, ou opinião pode me contactar sempre que quiser.
abs

Anderson

--
Anderson Pierre Cardoso
Software Engineer - IT3S / University of Sao Paulo

http://www.apierrecardoso.com
twitter: @apierre_cardoso