[okfn-br] Cuidando do Meu Bairro 2.0

Andrés Martano andres em inventati.org
Sexta Janeiro 31 03:10:21 UTC 2014

Oi, gente! Obrigado pelas respostas!
Vamos lá...

Iuri, se você pudesse esclarecer melhor do porquê desses plugins serem
ruins para a comunidade, eu agradeceria. =)
Detesto desenvolver usando-os, mas acredito que seja mais porque, como
programador, tenho muito mais liberdade trabalhando em um código do que
encaixando plugins que vão me limitar nas opções pré-programadas dos mesmos.
Mas, uma pessoa que não saiba programar, não possui essa segunda opção...

Oi, Daniela, lembro de você de outros emails. =)
Sim, seria muito bom unir esforços, mas é incrível como a área de
desenvolvimento web é extremamente fragmentada, com zilhões de
tecnologias, linguagens e bibliotecas incompatíveis entre si...
Sobre o Mootiro, o fato dele permitir que as pessoas adicionem pontos no
mapa é muito importante. Porém, já ouvi várias reclamações sobre a
interface ser difícil de usar... Pessoalmente, depois de usar algumas
vezes, até consigo me virar, mas acho que usuários novos ao site, ainda
mais quando pouco experientes digitalmente, podem ficar confusos. Ele
tem muitos recursos e elementos no mapa principal, então uma interface
simples e limpa torna-se um desafio, mas talvez fosse o caso de permitir
algumas interfaces alternativas...

Anderson, quais seriam as vantagens dessa nova arquitetura?
Você falou que a escolha de linguagem/framework não é tão importante,
mas você não acha que há um custo considerável em trocá-la depois? Seja
pelo retrabalho de código, seja pela curva de aprendizado?
Eu sempre fico com aquela maldita dúvida de se escolhi ou não a melhor
ferramenta para o trabalho, o que, no caso da web, parece ser impossível
de sanar, já que existem tantas tecnologias, cada pessoa fala uma coisa
na hora de avaliá-las e é inviável experimentar todas para ter sua
própria opinião... =/

Estamos pensando em marcar uma reunião para discutir tudo isso e ver se
encontramos um caminho conjunto a trilhar. Estarei fora na primeira
metade de fevereiro, então proponho que escolhamos uma data na segunda
metade. Alguma sugestão?

Abraços!